Com a participação de oito times (seis que disputaram o Campeonato Catarinense da Série A e dois que jogaram a Série B), a competição terá como principal atrativo para quem for campeão, a vaga para a Copa do Brasil de 2020.
O Brusque é o atual campeão.
Regulamento
As equipes se enfrentarão em turno e returno no sistema de pontos corridos. As quatro melhores se classificarão para 2ª fase/Semifinais, com jogos de ida e volta até a definição dos finalistas.
A final está marcada para o dia 24 de novembro.
Rodada
Sábado (7)
15h30- Fluminense x Marcílio Dias
Domingo (8)
11h- Almirante Barroso x Avaí
15h- Figueirense x Joinville
16h- Brusque x Tubarão
Blumenau não terá nenhum representante em campo.
O Metropolitano demonstrou interesse em participar no primeiro momento mas desistiu posteriormente quando alegou falta de recursos. Em seguida voltou atrás depois de ter fechado com um patrocinador, só que já era tarde. Sete clubes até concordaram com a sua reinclusão, só que o Clube Atlético Tubarão não aprovou a mudança na tabela que já estava pronta.

Já o Blumenau nem cogitou jogar, pois tem dívidas com a Federação, além do imbróglio jurídico que o desligou da segunda divisão pelo cancelamento de duas partidas (Fluminense e Concórdia) pela ausência de dois laudos (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar) no Estádio Ervin Blaese, em Indaial.

O BEC ainda briga nos bastidores para reverter a decisão do Tribunal de Justiça da Federação Catarinense de Futebol que além de eliminar o time, o rebaixou para a terceira divisão de 2020.
Se conseguir êxito, permanecerá na Série B. Desta forma a cidade poderá ter novamente a reedição dos clássicos, como os de 2018, disputados no Complexo Esportivo do Sesi.

Contudo, se de fato isso ser consulado, os times terão de arrumar outro estádio e possivelmente outra cidade para jogar, afinal o sistema Fiesc anunciou que não pretende renovar o aluguel da estrutura para o futebol profissional.
