InícioGeralBlumenau conta agora com urologista credenciado a fazer cirurgias robóticas

Blumenau conta agora com urologista credenciado a fazer cirurgias robóticas

Mais um médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel (HSI) está credenciado a realizar procedimentos cirúrgicos por meio do robô-cirurgião. Felipe Hofmann Barbeta, especialista em urologia, concluiu o credenciamento em Bogotá, na Colômbia, se tornando o primeiro urologista cirurgião robótico de Blumenau.

Agora, o Santa Isabel possui cinco médicos aptos aos procedimentos cirúrgicos com o robô Da Vinci Si: Charles Jean Berguer, Pedro Trauczynski, Mauro Igreja, Maurício Corrêa e Felipe Hofmann Barbeta.

Desde a primeira cirurgia robótica, feita dia 22 de junho deste ano, o Serviço de Cirurgia Robótica do Santa Isabel já realizou 14 procedimentos do tipo. Urologia é uma das principais especialidades beneficiadas pela cirurgia que utiliza a técnica robótica.

Outros procedimentos indicados por meio do robô-cirurgião são cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal e outros. As vantagens da cirurgia robótica são procedimentos minimamente invasivos, com menor sangramento e recuperação mais rápida.

Como se credenciar

Para se tornar um cirurgião habilitado, o médico precisa passar por um treinamento teórico e avaliação, atingir metas mundialmente pré-estabelecidas em simuladores e realizar prova prática. Só então, o cirurgião passa a ser habilitado à tecnologia. O Hospital Santa Isabel também dá oportunidade para que profissionais de outros hospitais do estado e da região Sul participem do Programa e tragam seus pacientes até a unidade.

Médicos do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, estão em treinamento para se tornarem cirurgiões habilitados. O HNSC e o HSI fazem parte da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC).

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: