Primeira cirurgia robótica do estado é considerada um sucesso

Publicidade

A cirurgia foi realizada na manhã deste sábado (22), no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. A paciente Larissa de Alencar Fernandes, de 32 anos, foi a primeira a usar a tecnologia no estado. Ela precisou realizar o procedimento por ter endometriose.

A cirurgia durou cerca de quatro horas e foi um sucesso. De acordo com o médico cirurgião e chefe da equipe de robótica do hospital, Pedro Trauczynski, a Larissa já pode até receber alta amanhã. “Por toda a segurança e precisão oferecida pelo robô, a recuperação é muito mais rápida e menos dolorosa”, afirma o especialista.

A cirurgia representa um momento histórico pra medicina catarinense, já que é a primeira realizada com auxílio do equipamento no estado. O robô Da Vinci SI foi fabricado nos Estados Unidos e foi apresentado pelo HSI no último dia 11.

Foto: Marcos Fernandes / Portal Alexandre José

Através de um controle que o médico pode movimentar os quatro braços do robô. O cirurgião fica a poucos metros do paciente e realiza o procedimento com o auxílio de uma câmera 3D. A cirurgia robótica também é acompanhada por toda a equipe através de um monitor.

Por enquanto a tecnologia não está disponível através do Sistema Único de Saúde (SUS), mas o objetivo do Hospital Santa Isabel é fazer uma parceria com a iniciativa privada para a realização de mutirões de cirurgias robóticas para pacientes do SUS.

Foto: Juan Todescatt / Portal Alexandre José

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: