InícioDestaqueConfirmado o segundo caso importado de dengue em Blumenau esse ano

Confirmado o segundo caso importado de dengue em Blumenau esse ano

Além do caso da moradora de Blumenau que viajou para o Rio de Janeiro e contraiu a doença naquele Estado, um segundo paciente com dengue foi identificado em Blumenau. É um homem de 41 anos, que vive no bairro Itoupava Central e esteve no interior de São Paulo. Ambos procuraram serviços de saúde, foram medicados e passam bem.

Vistorias no entorno das residências já foram realizadas e a equipe do Programa de Combate à Dengue não encontrou focos num raio de 300 metros. Desde o início deste ano, foram identificados 26 focos do mosquito Aedes Aegypti. As inspeções nas 1.650 armadilhas instaladas em todo o município são periódicas, assim como as vistorias nos 358 pontos estratégicos, que ocorrem quinzenalmente.

Só este ano, foram realizadas 12 notificações de casos suspeitos no município, sendo nove de moradores de Blumenau. Os dois casos confirmados são importados. Orientações sobre prevenção podem ser encontradas no site da Prefeitura e denúncias de possíveis focos devem ser feitas pela Ouvidoria da Saúde, no telefone 3381-7770 ou no número 156, opção 2.

Sintomas e tratamento da dengue

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e apresenta sintomas como febre, dores de cabeça e nas articulações, enjoo e pode desencadear machas vermelhas pelo corpo. Apresentando esses sintomas, a pessoa deve procurar sua unidade de saúde de referência.

Informações da Agência Fiocruz mostram que o tratamento realizado é a base de analgésicos e antitérmicos, com orientação para retorno ao serviço de saúde. Também é indicada a hidratação oral com aumento da ingestão de água e líquidos. Não devem ser usados medicamentos com ou derivados do ácido acetilsalicílico (AAS).

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading