Novo grupo de bombeiros militares de SC chega nesta terça a Brumadinho

Publicidade

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Nesta terça-feira (12), um novo grupo de bombeiros militares de Santa Catarina chegará a Brumadinho, Minas Gerais. A previsão é que eles desembarquem no estado mineiro às 20h30. Em seguida, será feita a troca da equipe que já está na cidade desde a semana passada.

Em 30 de janeiro, as equipes de Santa Catarina seguem se revezando para auxiliar nas buscas por vítimas, em Brumadinho. As Forças-Tarefa, como são chamadas, são compostas por bombeiros militares, binômios (cães de busca e resgate e tutor bombeiro militar), além de equipamentos específicos para serem utilizados na missão. Hoje SC possui 14 equipes estruturadas – e prontas para emprego – lotadas em diferentes locais do Estado.

Os bombeiros militares catarinenses estão sendo empregados para intervenção em áreas deslizadas e esta é uma das atividades que demandam mais técnica, estratégia, além de muito treinamento. Em Santa Catarina os militares atuam com equipamentos e métodos específicos. A corporação é referência internacional na atividade e frequentemente é acionada para resposta a eventos críticos.

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Busca com cães

Até o momento seis cães, da raça Labrador foram empregados em Minas Gerais. Nesta terceira equipe a cadela Zaara será conduzida pelo tutor Cabo de Souza. A escolha pelos Labradores é por conta do olfato, além do temperamento dócil, entre outros fatores.

O treinamento dos animais é feito exclusivamente com feedback positivo, sem nenhum maltrato ao animal e as buscas com o cão assegura que a equipe de intervenção na área deslizada realizará os procedimentos de extração de uma vítima no local correto.

O emprego destas equipes não prejudica o atendimento em Santa Catarina, que segue normalizado, tanto nas ocorrências, quanto na Operação Veraneio.

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: