Governo de SC anuncia concurso para a Polícia Militar e prorrogação da Operação Veraneio

Publicidade

Foto: Divulgação / Polícia Militar

O governador Carlos Moisés utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (11) para anunciar a abertura de concurso com mil vagas para o ingresso na carreira da Polícia Militar e a prorrogação da Operação Veraneio até o dia 11 de março – depois do Carnaval. Juntas, as duas medidas representam um investimento de mais de R$ 5,4 milhões do Governo do Estado.

O processo para o lançamento do edital do concurso será conduzido pelo departamento jurídico da Polícia Militar. O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, é o atual presidente do Colegiado da Segurança Pública e estava na residência oficial do governador, em Florianópolis, no momento do anúncio.  

Operação Veraneio

A Operação Veraneio 2018-2019 é uma das maiores mobilizações de prevenção e segurança desenvolvidas em 61 dos 295 municípios catarinenses. Coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, reúne Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Bombeiros, Instituto Geral de Perícias, Detran, secretarias da Defesa Civil e da Justiça e Cidadania, Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícias Federal e Rodoviária Federal, além das prefeituras por meio das guardas municipais.

Cerca de nove mil profissionais da segurança pública e outros mil guarda-vidas contratados contam com cerca de duas mil viaturas, sete helicópteros e três aviões, além de quadriciclos, motonáuticas e embarcações. Devido à forte presença de turistas argentinos durante a temporada de verão em Santa Catarina, policiais e bombeiros do país vizinho também estão integrados. A participação deles foi viabilizada através de convênio de cooperação na área de segurança pública entre Santa Catarina e a Província de Missiones (AR).

As corporações também contam forte apoio tecnológico e, de forma inédita nesta edição, um sistema de inteligência analítica foi adotado. A plataforma permite acompanhamento em tempo real das ações de segurança em andamento. As autoridades e o próprio governador têm acesso online ao sistema de informações para monitoramento permanente via tablet e smartfone. Ainda no âmbito do Governo do Estado, a Casan, a Celesc e a secretaria de Estado da Saúde reforçam suas ações durante a operação.

Confira o vídeo gravado pelo governador Carlos Moisés, ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior:

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: