Mais de três mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos na região do Vale

Publicidade

Foto: Juan Todescatt/Marcos Fernandes/Especial

A Polícia Militar de Santa Catarina desencadeou nesta quarta-feira (6) a “Operação Varejo I” em todo o Estado. A ação teve como objetivo combater o comércio ilegal de cigarros contrabandeados do Paraguai. Em Blumenau, a PM deu início aos trabalhos às 7h da manhã, com um efetivo de 34 policiais, envolvendo 17 viaturas.

No período da noite, saiu o resultado das ações: 32 estabelecimentos comerciais fiscalizados, com a apreensão de 3.315 carteiras de cigarro contrabandeados, interdição cautelar de quatro bares, três termos circunstanciados e 72 pessoas abordadas com consulta nominal. Outros produtos de origem duvidosa foram recolhidos, como armas de fogo e drogas.

Em Blumenau, foram apreendidos mais de três mil maços oriundos do Paraguai. Foto: Divulgação / Polícia Militar

Conforme dados da Secretaria da Fazenda de SC, há uma perda de cerca de R$ 7 milhões por mês na arrecadação do Estado por conta da venda dos maços contrabandeados. O montante anual chega a R$ 84 milhões. O cálculo é feito em cima do valor de imposto que não é pago a partir da venda dos produtos ilegais.

E apesar da repressão à ilegalidade, o mercado ilegal de cigarros no Brasil continua a expandir-se por ser impulsionado pela diferença de preço entre os produtos. De acordo com o levantamento, 50% dos produtos são contrabandeados do Paraguai, enquanto 5% são produzidos clandestinamente no Brasil.

Vale do Itajaí

Nas nove cidades integrantes da Guarnição Especial de Indaial (Gein), cerca de 30 policiais militares fiscalizaram 30 bares e similares. Em dos locais, em Indaial, foram encontradas 676 carteiras de cigarros do Paraguai, 40 CDs e 50 DVDs piratas. Já no município de Timbó, em um endereço foram encontrados 171 CDs e DVDs piratas, assim como materiais para a realização de jogo do bicho e de azar.

Os proprietários dos estabelecimentos foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil. Também foram confeccionados termos de interdições cautelares por irregularidades com a documentação necessária para o exercício da atividade. Ainda foram confeccionados três termos circunstanciados, sendo dois por jogo do bicho e um por posse de entorpecentes.

Notícia atualizada às 21h55min, com a colaboração do repórter Juan Todescatt, que acompanhou a ação durante todo o dia.

Na região de Indaial, a PM também apreendeu cigarros contrabandeados. Foto: Divulgação / Polícia Militar

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: