Obra de reforma da pista de skate do Parque Ramiro é interrompida por suspeitas de irregularidades

PUBLICIDADE

Foto: Diego Becker/Especial

Como já adiantado pelo Portal Alexandre José, em primeira mão, a pista de skate do Parque Ramiro Ruediger passa por reformas desde meados de novembro. A empresa Al Certa Engenharia apresentou a proposta de R$ 78 mil e foi a vencedora da licitação. Entretanto, após o início das obras o a retirada do material que seria substituído, foi constatado que as camadas inferiores não estariam de acordo com o projeto original da construção do espaço.

Por isso, a administração municipal solicitou, a interrupção imediata dos trabalhos para averiguação adequada sobre a execução do projeto original e para a busca de resolução permanente para os problemas da pista de skate.

PROJETO ORIGINAL

No projeto original da obra, que teve execução iniciada em 2008, por meio de processo licitatório Carta Convite 39/2008, e findada no ano seguinte, a indicação era de uma laje pré-moldada com viga de 8cm de altura, malha de aço e cobertura de concreto usinado de 4cm, camada de regularização de 2cm, e a camada de granilite de 1,5cm.

Na retirada do granilite que seria substituído, o concreto usinado não foi identificado, nem em aspecto nem em espessura. O material encontrado tem característica arenosa e espessura irregular, com medidas que variam entre 2 e 2,5cm. 

“Há a suspeita de que foi utilizado material de qualidade inferior ao recomendado pelo projeto original. Para confirmar, ou não, esta suspeita, estamos providenciando a análise laboratorial do material presente na pista nesse momento”, explica Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo e Lazer. 

Após a conclusão de todas as análises necessárias, e com base nestas, a secretaria apresentará proposta de medida resolutiva para a pista de skate. Segundo Stodieck, a medida pode ser de um aditivo no atual processo licitatório, onde seria solicitada a troca das camadas superiores da pista, ou, caso haja também problemas estruturais, a abertura de um novo processo licitatório. “Tudo depende das análises,” conclui. 

Foto: Diego Becker/Especial

ESPAÇO PARA A POLÍCIA MILITAR

Com a reforma, será criado um estacionamento no acesso à pista para uma viatura da Polícia Militar. A ideia da parceria com a PM é coibir o uso de drogas nos arredores, além de ser um ponto estratégico dando maior visibilidade aos militares, melhorando a sensação de segurança dos frequentadores do parque.

“A Polícia Militar atenderá a parceria indo ao local em determinados horários do dia de acordo com as programações operacionais realizadas na cidade. Entretanto, é preciso principalmente, a conscientização das famílias e dos jovens quanto ao uso nocivo dos entorpecentes, senão não haverá solução para o problema,” afirma o tenente-coronel, Jefferson Schmidt.P

PROCESSO LICITATÓRIO

O atual processo licitatório, na modalidade convite 2018/10, para a reforma da pista, foi finalizado no dia 20 de setembro, sendo contratada uma empresa especializada em obras dessa natureza, a Al Certa construtora e Incorporadora Eireli EPP.

O objeto da licitação era a contratação empresa especializada para reforma da pista de Skate, com a troca da camada de granilite por uma camada de concreto resinado apropriado para acabamento. O valor adjudicado desta reforma foi de R$78 mil.

A obra pôde ser iniciada apenas em novembro devido ao grande volume de chuvas do mês de outubro. 

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: