InícioEsporteMantida forma de disputa do Catarinense Série A para 2019

Mantida forma de disputa do Catarinense Série A para 2019

O Campeonato Catarinense Série A 2019 iniciará no dia 16 de janeiro e será disputado na mesma forma da edição de 2018, no sistema de pontos corridos em turno, returno e final única.

A definição aconteceu na tarde desta 4ª feira (31), quando a diretoria da Federação Catarinense de Futebol e os representantes dos clubes participantes estiveram reunidos na sede da Entidade, em Balneário Camboriú, na reunião do conselho técnico.

Por força da Lei 13.671, o Estatuto de Defesa do Torcedor, a competição manteve a mesma forma de disputa deste ano. A Federação Catarinense de Futebol através do Departamento de Competições Principais apresentou a competição no sistema de pontos corridos em duas fases: 1ª Fase – Turno e Returno e 2ª Fase – Final.

O Conselho Técnico decidiu ainda que há a possibilidade de uma segunda hipótese para forma de disputa, com a inserção dos confrontos semifinais, caso a Confederação Brasileira de Futebol disponibilize uma vigésima data.

Com a inserção das semifinais, os quatro primeiros colocados na soma duas primeira fases estarão classificados.

A equipe 1ª colocada da 1ª Fase – Turno e Returno será mandante da partida final. Em caso de realização também das semifinais, será em partidas únicas e terá como mandantes os dois primeiros colocados. O 1º colocado enfrentará o 4º colocado, enquanto o 2º colocado receberá o 3º colocado.

Independentemente das hipóteses, se houver empate ao término das partidas de confronto eliminatório (semifinais e final) a definição do campeão, ou dos finalistas, será através da cobrança de penalidades.

Acesso e descenso

Os clubes membros do conselho técnico propuseram uma alteração no regulamento da competição relacionada ao número de equipes que ascendem e que serão rebaixadas já na edição de 2019.

A FCF já encaminhou consulta ao Ministério dos Esportes para solicitar o pleito e a definição precisa acontecer até o dia 16 de novembro, data limite para homologação da competição.

Compuseram a mesa dos trabalhos da reunião do conselho técnico, o presidente da FCF Rubens Renato Angelotti, o procurador jurídico, Rodrigo Goeldner Capella, o diretor de competições principais, Fábio Nogueira, o diretor de competições especiais, Carlos Crispim e o diretor do departamento de arbitragem, Marco Antônio Martins.

Além dos clubes membros do conselho técnico, também participou da reunião o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Santa Catarina – SAPFESC, Marcelo Alexandre da Silva Cruz.

Tabela definida
Com a manutenção da forma de disputa, a Federação Catarinense de Futebol propôs a inversão da tabela do Catarinense Série A 2018, proposição aceita de forma unânime pelos membros do conselho, veja os jogos da rodada de abertura:

Histórico
O Campeonato Catarinense de Futebol é disputado desde 1924. Ao longo das 94 edições anteriores, o Figueirense FC conquistou a competição em 18 oportunidades, sendo o atual campeão e detentor da hegemonia em títulos.

O Campeonato Catarinense de Futebol não foi realizado apenas no ano de 1946, ano em que a FCF esteve suspensa pelo STJD em virtude da não participação no Campeonato Brasileiro de Seleções em 1945.

Já em 1933 a competição foi realizada, porém os clubes participantes entraram em desacordo e não houve um campeão homologado.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading