InícioGeralReservatório de água da Usina do Salto é esvaziado para manutenção

Reservatório de água da Usina do Salto é esvaziado para manutenção

O reservatório da Usina do Salto, em Blumenau, ficou praticamente vazio nesta terça-feira (18). O local passa por uma manutenção programada pela Celesc, que só vai terminar no período da noite. O serviço compromete o abastecimento de 70% da população da cidade, atendida pela Estação de Tratamento de Água (ETA) 2.

Os trabalhos começaram às 5 horas da manhã. Em pouco tempo, o tanque já estava com apenas uma lâmina d’água. Foi quando entraram em ação os operários responsáveis pela construção da tubulação que será implantada no local. Antes de fazer a troca das comportas, é preciso criar um novo canal para transportar a água do rio até a barragem do Samae.

De acordo com o diretor de gestão, transmissão e novos negócios da Celesc, Régis Evaloir da Silva, essa foi a alternativa encontrada para evitar que os moradores não ficassem sem água por muito tempo. “A troca das comportas vai demorar 30 dias. Para não deixar o reservatório vazio durante esse período, optamos por construir um novo caminho para a passagem da água”, disse.

A instalação da nova tubulação só deve ser concluída na próxima terça-feira (25), quando haverá outra paralisação no sistema. Depois disso, os funcionários poderão trabalhar sem pressa na substituição das antigas comportas de madeira por equipamentos modernos, construídos em aço. O investimento é de cerca de R$ 1 milhão por parte da estatal.

Abastecimento de água

A manutenção segue até as 22 horas. Somente após este horário, o abastecimento de água em Blumenau deve começar a ser normalizado. O Samae pede a colaboração dos consumidores, já que o sistema pode apresentar instabilidade, deixando a água turva quando ela voltar a chegar às residências nos 20 bairros atendidos pela ETA 2.

Foto: Jamille Cardoso / Portal Alexandre José

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading