Mães terão casa para ficar durante internação dos filhos em Blumenau

PUBLICIDADE

Foto: Jamille Cardoso / Portal Alexandre José

O Hospital Santo Antônio (HSA), em Blumenau, está prestes a oferecer um serviço único no Estado de Santa Catarina: um imóvel para acolher as mães dos bebês internados na UTI Neonatal. A Casa do Aconchego será inaugurada no dia 24 de setembro, às 19 horas. A residência fica na Rua Itajaí, número 435, no Vorstadt, a cerca de 50 metros da unidade de saúde.

O local terá capacidade para abrigar até 12 mulheres, com quartos amplos, banheiros, cozinha, lavanderia e sala de convivência. Além da estrutura idêntica a um lar, no espaço as internas ainda poderão participar de oficinas de artesanato, como pintura em tecido e cartonagem, para ocupar o tempo livre e também gerar renda para a manutenção do projeto.

A iniciativa é da Associação Amigos do Santo Antônio (ASA), que foi criada em 2016. Com a realização de eventos e doações da comunidade, a entidade conseguiu locar, reformar e equipar o imóvel. Com a abertura de um brechó, a Casa do Aconchego deve arrecadar recursos para o pagamento das despesas mensais – com exceção do aluguel que já está quitado até o fim deste ano.

O tempo de permanência das mães na residência vai variar de acordo com o período de internação dos bebês. O encaminhamento será feito pelo departamento de assistência social do Hospital Santo Antônio. Hoje, a unidade oferece um quarto da maternidade para as mulheres que moram em outras cidades e precisam permanecer em Blumenau para acompanhar os filhos.

Mas nem sempre a quantidade de vagas é suficiente. Além disso, o ambiente hospitalar não é o mais adequado para a recuperação das puérperas. “Quanto mais próximos nós chegarmos de uma casa e de um ambiente familiar, mais vai favorecer o bem estar das mães e o desenvolvimento dos bebês”, afirma a coordenadora do Centro Obstétrico do HSA, Rosane Scheidt dos Santos.

Após a inauguração, a Casa do Aconchego deve implantar um sistema de telemarketing para arrecadar dinheiro através da conta de energia elétrica dos moradores que aceitarem colaborar. Quem quiser ajudar com qualquer tipo de doação pode entrar em contato com a ASA pelo telefone (47) 99666-0179 ou pelo site asablumenau.com.br.

Foto: Jamille Cardoso / Portal Alexandre José

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: