Início Esporte O Metropolitano chegou. Falta o acesso. E os abutres de plantão, por...

O Metropolitano chegou. Falta o acesso. E os abutres de plantão, por Emerson Luis

CRISES
Na última coluna destaquei as brigas internas que assolaram o Blumenau, que respingaram de uma forma ou de outra no time e contribuíram para a sua campanha irregular. Todos os clubes têm problemas, uns mais, outros menos, administrados cada um a sua maneira.

DECISÃO
O Metropolitano conseguiu controlar a tempo seus atritos. Ao trazer Marcelo Mabilia para o lugar de Rodrigo Cascca, abafou um foco de descontentamento dentro do elenco e agradou alguns dirigentes/parceiros/empresários, que queriam a saída do treinador.

META
Com essa medida, arrumou a casa, se reforçou e conseguiu seu primeiro objetivo. A classificação para as semifinais era obrigação. Não estar na disputa por uma das duas vagas para a Série A seria um desastre. Tudo está conspirando a favor. Porém, ainda falta o acesso.

TÍTULO
Um passo importantíssimo foi dado. Melhor se vencer o returno, pois terá a vantagem de jogar por dois empates na semifinal e trazer o jogo da volta para o Sesi. Tudo necessariamente passa pela vitória neste domingo (5) diante do Marcílio Dias em partida marcada para às 15h com expectativa de um grande público. O ingresso custa R$ 20.

PERIGO
Vejo alguns torcedores empolgados falando em goleada, em freguesia. Discordo. Vai ser um confronto complicado. O Marcílio também montou um grupo para subir. No dia 17 de março de 2019, não vai querer comemorar o seu centenário na segundona.

QUALIDADE
De todos os times que vi atuar no Sesi, o que mais me chamou a atenção foi justamente o Marinheiro. Fisicamente tem uma equipe forte, possui jogadores cascudos, e com a posse de bola tem um contragolpe muito rápido. Considero o estilo de jogo, o perfil do elenco, muito parecidos com o do Metropolitano.

PROPOSTA
Waguinho Dias deve armar um esquema bem sólido, cauteloso – até porque um empate estará de bom tamanho, pois na última rodada, o Marcílio recebe o Operário de Mafra. O Marcílio vem para Blumenau para não perder.

PERDAS E GANHOS
O Metrô vai precisar sair para o jogo. Pena que não contará com Ari Moura, expulso diante do Barra. Um desfalque e tanto. Ari seria o cara ideal para furar esse ferrolho. Em compensação, a volta de Palhinha traz a cadência, a vivência necessária para um jogo tenso como esse.

RECEIO
Essa semana, diretores se reuniram com o procurador de um titular. Perguntei se estava sendo negociado, se o contrato poderia ser ampliado, se daria para segurá-lo até o fim da Série B. Não respondeu. Isso tem me intrigado. Espero estar errado.

FAVORITO
Se o Metropolitano chegar inteiro na semifinal, se não perder ninguém (machucado, suspenso ou negociado), tem todas as condições de ser campeão. Cresceu na hora certa.

PROGNÓSTICO
Quem me acompanha na RICTV e na rádio Massa FM sabe que desde o inicio, antes mesmo da bola rolar, cravei, com muita convicção, que o time estaria entre os quatro melhores. No Clube da Bola, em um programa estadual, não tem sido diferente.

APEDEUTAS
Achar que torço contra, que quero o mal do clube, que não desejo sua afirmação, que “Ele é BEC” é de uma maldade e estupidez sem cabimentos.

HISTÓRIA
Dois exemplos dessa minha “perseguição” e “má vontade”: 17 de junho de 2007. FC St. Gallen 2 x 4 Metropolitano. Final do Torneio Internacional do Centenário do FC Lustenau na Áustria. Jogo que acompanhei na época pela Rede SC/SBT no Madrugadão da Antônio da Veiga em tempo real pela internet, naquela manhã fria de domingo. Metrô campeão, comemoração dos torcedores, foguetório, carreata…



PROFISSIONALISMO

O que alguns infelizes não sabem é que na véspera fui ao casamento de um dos meus melhores amigos. Aproveitei muito pouco. Aliás, quase nada. Só jantei e fui embora, afinal no dia seguinte, bem cedo, tinha de acompanhar aquele momento histórico. Adivinhe qual era o único profissional da Imprensa presente? Giu Campos até hoje não me perdoa.

HISTÓRIA
21 de setembro de 2013. Caxias do Sul. Estádio Alfredo Jaconi. Juventude 0 x 0 Metropolitano. Série D do Campeonato Brasileiro. O acesso bateu na trave, faltou pouco.

PROFISSIONALISMO
Na época, o amigo e chefe de jornalismo Alexandre Gonçalves (hoje compadre) e eu entendemos que aquele era um momento importantíssimo para o crescimento do clube, que merecia o acompanhamento da RICTV Record in loco. Seria muito mais simples acionar a matriz de Porto Alegre ou até fazer uma parceria com um cinegrafista freelancer. A emissora comprou a ideia e bancou (sem nenhum patrocinador envolvido) todas as despesas de combustível, alimentação e hospedagem.

FATOS
O que certos amargurados não sabem é que tinha em casa uma filha com poucos meses de vida e uma esposa de primeira viagem preocupada não só com a longa viagem. Naquele sábado, véspera da partida, Santa Catarina começava a sofrer com uma nova enchente.

OLHO GRANDE
Conseguimos passar por Rio do Sul na BR-470 – ponto crítico de alagamento – e seguimos até o Rio Grande do Sul. Na volta, contudo, com problemas na BR-101, tivemos de pernoitar em Sombrio. Chegamos em Blumenau só na segunda-feira à tarde. Foram três dias longe de casa com um único objetivo na mente insana de alguns: secar o Metropolitano.

ABUTRES
São 28 anos de estrada, comprometidos com o jornalismo isento, imparcial, profissional, que alguns pobres de espírito insistem em distorcer. Nas redes sociais se transformam em paladinos da justiça, criam conflitos, alimentam o ódio, vomitam impropérios. Raivosos, pavimentam seu insosso e inútil legado.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Eleições 2020: candidatos a prefeito de Blumenau votam nesta manhã de domingo

Os dois candidatos a prefeito de Blumenau votaram durante a manhã deste domingo (29), dia de segundo turno das Eleições 2020. João Paulo Kleinübing...

Idoso se recusa a usar máscara ao entrar em farmácia e causa confusão em Timbó

Tudo aconteceu na Rua Quintino Bocaiúva, no bairro Vila Germer, em Timbó. No local, um idoso, de 73 anos, se recusou a usar máscara...

Eleições: uma urna eletrônica teve que ser substituída em Blumenau neste 2º turno

A Justiça Eleitoral registrou apenas uma ocorrência nesta manhã de domingo (29) no 2º turno das eleições, em Blumenau. Às 8h30min, houve a substituição...

Eleições: saiba o que é permitido e o que é proibido nesta votação do 2º turno

Neste domingo (29), mais de 247 mil eleitores de Blumenau devem comparecer às urnas para escolher seus prefeitos no 2º turno das Eleições 2020....

Briga de trânsito termina em tentativa de homicídio em Indaial

A Polícia Militar foi acionada por volta das 19h20min deste sábado (28) para uma ocorrência de tentativa de homicídio na Rua Monteiro Lobato, no...
    %d blogueiros gostam disto: