Início Política Morre o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Morre o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Aldo Schneider (MDB), morreu na tarde deste domingo (19), em Balneário Camboriú. O político, que lutava contra o câncer, deixa a esposa e dois filhos. A Alesc e a Prefeitura Municipal de Blumenau decretaram luto oficial de três dias.

O velório ocorre a partir das 21h na Paróquia Santo Huberto, em Ibirama. O corpo será cremado na segunda-feira (20), em Balneário Camboriú, em cerimônia reservada à família. A Alesc não abrirá para atendimento ao público amanhã. A última sessão da Casa presidida por Schneider foi em 1º de agosto.

Schneider nasceu e iniciou seus estudos na pequena cidade de Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí. Formou-se em Gestão Empresarial pela UNIASSELVI e ingressou na Secretaria de Estado da Fazenda como Analista da Receita Estadual em 1980. Em 1987, filiou-se ao PMDB – único partido ao qual esteve ligado durante toda a vida.

O deputado foi o 49º presidente da Assembleia Legislativa no período republicano. Chegou ao Parlamento estadual em 1º de fevereiro de 2011, mas antes disso se envolveu com o movimento pela emancipação de Vitor Meireles. O distrito tinha quase sete mil habitantes, contava com apenas uma linha telefônica e não tinha escola de ensino médio.

Em 1988, foi eleito vereador em Ibirama. Sua campanha teve como bandeira principal a defesa da emancipação do distrito, que foi oficializada em 1989. Como reconhecimento à participação nessa conquista, foi eleito, no mesmo ano, o primeiro prefeito da história de Vitor Meireles.

Schneider voltaria a comandar o município em outras duas ocasiões: 1996 e 2000. Em 2003, renunciou à prefeitura de Vitor Meireles para ser o primeiro secretário estadual de Desenvolvimento da Regional de Ibirama. A atuação regional possibilitou que ele se candidatasse a deputado estadual em 2010. Em sua primeira eleição para a Alesc, obteve 36.449 votos.

Em 2014, reelegeu-se deputado com 58.646 votos, o sexto mais votado em todo o estado. No Legislativo, o deputado foi líder da bancada estadual do PMDB em 2012 e líder do governo em 2013. Em 2015, foi eleito 1º vice-presidente da Alesc, cargo para o qual foi reconduzido em fevereiro de 2017. Durante sete anos, foi membro de comissões permanentes da Casa.

Em 6 de fevereiro deste ano, atingiu o ápice de sua carreira política: assumiu a presidência da Assembleia Legislativa. Com a renúncia de Raimundo Colombo em abril passado, transformou-se no segundo homem na linha sucessória do Estado. Mesmo em tratamento contra o câncer, presidiu sessões importantes, como a posse de Eduardo Pinho Moreira, em 6 de abril.

Jamille Cardoso -
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Eleições 2020: candidatos a prefeito de Blumenau votam nesta manhã de domingo

Os dois candidatos a prefeito de Blumenau votaram durante a manhã deste domingo (29), dia de segundo turno das Eleições 2020. João Paulo Kleinübing...

Idoso se recusa a usar máscara ao entrar em farmácia e causa confusão em Timbó

Tudo aconteceu na Rua Quintino Bocaiúva, no bairro Vila Germer, em Timbó. No local, um idoso, de 73 anos, se recusou a usar máscara...

Eleições: uma urna eletrônica teve que ser substituída em Blumenau neste 2º turno

A Justiça Eleitoral registrou apenas uma ocorrência nesta manhã de domingo (29) no 2º turno das eleições, em Blumenau. Às 8h30min, houve a substituição...

Eleições: saiba o que é permitido e o que é proibido nesta votação do 2º turno

Neste domingo (29), mais de 247 mil eleitores de Blumenau devem comparecer às urnas para escolher seus prefeitos no 2º turno das Eleições 2020....

Briga de trânsito termina em tentativa de homicídio em Indaial

A Polícia Militar foi acionada por volta das 19h20min deste sábado (28) para uma ocorrência de tentativa de homicídio na Rua Monteiro Lobato, no...