InícioDestaqueHelicóptero Arcanjo 03 volta a atuar na região nesta quarta-feira

Helicóptero Arcanjo 03 volta a atuar na região nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (29) o helicóptero Arcanjo 03, do Corpo de Bombeiros e Samu, voltará a atuar no Vale do Itajaí, Alto Vale e Litoral Norte. Após 45 dias em manutenção, a aeronave já está desde a tarde de hoje no Aeroporto Quero-Quero, em sua base, no bairro Itoupava Central, em Blumenau.

De acordo com o comandante, Major Roberto Weingartner, o Arcanjo 03 estava em uma revisão preventiva de 600 horas voadas. A previsão inicial de entrega era de 15 dias, mas teve que ser estendida por conta da troca de peças.

“As manutenções das aeronaves são por horas voo. Existem as manutenções de 50h, 100h, 600h e durante esta manutenção, foram encontradas algumas discrepâncias, sendo necessário o acionamento da garantia de fábrica, visto que a aeronave é nova,” explica.

Ainda segundo o Major, o processo de revisão da aeronave é lento, mas após este período ela já retornou a Blumenau. “O Arcanjo será ativado novamente a partir de amanhã. Vale ressaltar que o serviço continuou ininterruptamente, mas como apoio avançado terrestre.”

A equipe de salvamento do Arcanjo 03 é composta por seis pessoas, sendo dois pilotos, dois tripulantes operacionais, um enfermeiro e um médico. As operações são diárias, de segunda a segunda, sempre das 7h até o pôr do sol, ou seja, enquanto há visibilidade, preservando também a segurança dos socorristas.

ATUAÇÃO NA REGIÃO

O Arcanjo 03 tem objetivo de auxiliar no salvamento dos catarinense em diversas situações, como em acidentes de trânsito, por exemplo. A região é cortada pela BR-470, que infelizmente possui altos índices de acidentes graves, sendo a maioria colisão frontal. Além do atendimento por terra, a equipe do helicóptero é acionada e em questão de minutos chegará até a ocorrência.

Além dos acidentes, o Arcanjo é acionado em casos de paradas cardiorrespiratórias, afogamentos, incêndios em vegetação, busca de resgate de pessoas perdidas na mata, translado de vítimas graves para outros hospitais e apoio ao SC Transplantes.

O HELICÓPTERO

A aeronave tem mais de duas toneladas e pode chegar ao litoral catarinense, diretamente do Vale, em até 15 minutos. O Arcanjo 03 começou a atuar na região em 2015 para as festas de outubro e desde então não saiu mais do Vale do Itajaí, em função do número de ocorrências.

O helicóptero é equipado com todos os equipamentos e medicamentos semelhantes a de uma UTI hospitalar, possuindo uma equipe especializada. Atualmente, o Arcanjo 03 atende ocorrências no Litoral Norte, Vale e Alto Vale do Itajaí.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading