InícioDestaqueCampanha de prevenção ao câncer de intestino é lançada em Blumenau

Campanha de prevenção ao câncer de intestino é lançada em Blumenau

Foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (27) a campanha Setembro Verde, em Blumenau, que faz um alerta sobre a prevenção do câncer de colorretal, popularmente conhecido como câncer de intestino. A cerimônia de abertura foi promovida pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia, em parceria com o Rotary Club Hermann Blumenau. Os principais pontos públicos do município, como o prédio da prefeitura por exemplo, além de empreendimentos privados como é o caso da Havan Castelo, estarão pintados de verde no próximo mês.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar as pessoas de baixa renda a realizar a colonoscopia gratuitamente. No ano passado, durante a primeira edição da campanha, 50 pacientes fizeram o exame que custa entre R$ 700 e R$ 1 mil.

“No ano passado a campanha foi um sucesso regional e nesta edição queremos expandi-la estadualmente aumentando o número de pessoas beneficiadas,” afirma o presidente do Rotary Club Hermann Blumenau, Pedro Fantinato.

Para o empresário Luciano Hang, apoiar campanhas como o Setembro Verde é uma questão de cidadania. “Estamos envolvidos em ações sociais, voltadas àqueles que sempre estão conosco o ano todo. Queremos que a empresa seja um exemplo de como começar a mudar o Brasil,” completa.

Conforme explica o coordenador local da campanha de prevenção, Roland Dagnoni, o câncer de intestino é o segundo que mais mata no Brasil e no mundo. “Este tipo de câncer é precedido pelo de pulmão e o de mama/próstata, embora em incidência seja o terceiro, e é o único câncer que o paciente consegue prevenir. A colonoscopia é o exame que permite a retirada das lesões pré-malignas (os pólipos), ao contrário do câncer de mama e próstata cujas campanhas têm como objetivo o diagnóstico precoce,” diz.

Foto: Especial / Portal Alexandre José

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading