Fechamento de pelotão dos Bombeiros no Garcia durante a noite deixa moradores preocupados

PUBLICIDADE

Foto: Jamille Cardoso / Portal Alexandre José

Quem mora na região Sul de Blumenau e precisa de atendimento do Corpo de Bombeiros no período da noite ou madrugada, terá que esperar um pouco mais pela chegada de uma ambulância ou caminhão de combate a incêndio. Isso porque o pelotão do Corpo de Bombeiros localizado no início da Rua da Glória, em frente ao Terminal Garcia, funciona apenas durante o dia, das 8h às 20h.

Faz três meses que a medida foi adotada e desde então tem gerado muitos comentários entre os moradores. Pessoas que vivem no Distrito do Garcia, incluindo os bairros Glória, Progresso e Valparaíso, ficaram preocupadas, temendo que o tempo de resposta da corporação seja demorado demais, no caso de uma situação de emergência, com risco de morte.

Com o fechamento do pelotão no período noturno, as ocorrências passaram a ser atendidas pelos socorristas que fazem plantão no batalhão da Rua Sete de Setembro, na Velha, em frente ao Terminal da Proeb, a cerca de 8 quilômetros de distância. Moradores cogitam a possibilidade de fazer uma manifestação pedindo a retomada dos trabalhos 24 horas por dia.

Contra-ponto

O comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, capitão Felipe Daminelli, afirma que a decisão foi tomada para o melhor gerenciamento do efetivo em relação às demandas. “A região do Garcia gera cerca de 10 por cento do total das ocorrências da cidade de Blumenau”, explica o oficial, lembrando que há uma terceira unidade, na Itoupava Norte.

O comando da corporação garante que em momento nenhum deixou, nem vai deixar de atender os chamados dos moradores do Distrito e que o fechamento não trará prejuízo algum para quem vive na localidade. “Foi uma medida puramente operacional para fortalecer as demandas que acontecem em outras áreas do município”, reforça Daminelli.

Ainda assim, o oficial não descarta a possibilidade de voltar atrás da decisão e reabrir o pelotão do Garcia, em breve, durante a noite e madrugada. Segundo Daminelli, o comando geral dos Bombeiros em Santa Catarina tem boas perspectivas para o incremento de efetivo e essa situação está sendo analisada com muito cuidado para não prejudicar ninguém.

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: