Delegado conta como aconteceu a operação que resultou em 26 pessoas presas em Blumenau

PUBLICIDADE

Foto: Especial / Portal Alexandre José

Aproximadamente 100 policiais civis de todas as comarcas do Vale do Itajaí e do Alto Vale participaram na manhã desta quarta-feira (15) da operação Primodium, que significa “primeiro”. O nome foi escolhido por ser a primeira operação deste tipo na cidade. O objetivo foi combater a Facção Criminosa PGC.

De acordo com o Delegado Regional, Rodrigo Marchetti, a operação concluída no meio da manhã, resultou em 26 pessoas presas, suspeitas de fazerem parte da organização criminosa, o PGC – Primeiro Grupo Catarinense, que atuava dentro e fora do Presídio Regional de Blumenau.

Além disso, a polícia fez a apreensão de R$ 22 mil em dinheiro, celulares, munições, uma balança de precisão e drogas. A atuação dos policiais aconteceu nos bairros Testo Salto, Escola Agrícola, Velha e Velha Grande, Fortaleza e Itoupavazinha.

“A operação é resultado de vários meses de investigação da DIC de Blumenau. Durante todo ano, a Polícia Civil realizou diversos trabalhos na cidade no intuito de coibir o tráfico de drogas e os homicídios causados por brigas entre facções. Tivemos êxito e com certeza o trabalho de combate ao crime continuará,” ressalta Marchetti.

Segundo as investigações, os participantes do PGC que estão presos no presídio coordenavam os crimes. “Identificamos núcleos desta facção criminosa com lideranças dentro do sistema prisional que repassavam ordens para quem estava nas ruas, como tráfico de drogas, homicídios e roubos,” confirma o delegado Rodrigo Raitz.

Especificamente este ano, de acordo com a apuração da polícia, o grupo estaria envolvido em diversos homicídios que aconteceram em Blumenau. Um deles seria o de um homem que foi encontrado esquartejado, em março, na região do Vorstadt. Na época a polícia encontrou o corpo da vítima enterrado dentro de sacos plásticos.

“A maioria dos suspeitos presos é de alta periculosidade e já possui passagens pela polícia”, conclui o delegado.

Foto: Polícia Civil / Divulgação
Foto: Polícia Civil / Divulgação

PUBLICIDADE

 

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Líderes de facção criminosa são presos pela Polícia Civil, em Blumenau – ALEXANDRE JOSÉ

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: