Multas por videomonitoramento em Blumenau iniciarão na segunda quinzena de agosto

PUBLICIDADE

Foto: Especial / Portal Alexandre José

Representantes do Seterb estiveram reunidos nesta quarta-feira (8) em Florianópolis com técnicos do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina, o Ciasc. A autarquia apresentou o sistema de videomonitoramento criado pelos Técnicos de Informática e Tecnologia da Prefeitura de Blumenau.

Segundo o diretor-presidente do Seterb, Marcelo Althoff, o novo método de fiscalização funcionará da seguinte forma: Um agente de trânsito ficará em frente às telas e ao verificar alguma irregularidade o profissional poderá apertar um comando que gravará a imagem durante um período. Posteriormente, o trecho gravado apontando a placa do veículo e o a a infração poderá ser resgatado.

Além disso, será composto um formulário onde serão colocados os dados do carro, tudo de acordo com o sistema online do Detran/SC. Assim, será fechado um relatório e enviado à Ciasc, que é o órgão estadual responsável pelo processamento e emissão das notificações.

“Este sistema foi apresentado ao Ciasc e agora precisaremos fazer algumas adequações que foram solicitadas. Queremos validar o modelo ainda nos próximos 15 dias”, afirma Althoff.

Foto: Especial / Portal Alexandre José

Portanto, a retomada do serviço pela Guarda Municipal de Trânsito deverá ocorrer ainda na segunda quinzena de agosto. A aplicação das multas através das câmeras foi suspensa na cidade em junho do ano passado, quando entrou em vigor a Lei nº. 8.437, que exige a inclusão da imagem junto à notificação para comprovar a infração.

Blumenau possui atualmente 90 câmeras de videomonitoramento em funcionamento da GMT. Segundo o Plano de Segurança Viária do município a expectativa para o ano que vem é a instalação de mais 80 equipamentos na cidade.

“As câmeras irão flagrar infrações como parada em fila dupla, estacionar em local indevido, motorista que fura o sinal vermelho, aqueles que param em cima da ‘yellow box’ nos cruzamentos. Por prevenção, e também como ato de respeito à privacidade dos ocupantes, se o motorista estiver sem o cinto de segurança ou utilizando o celular não será possível multar. Essas notificações serão efetuadas pelo agentes que estão na rua,” conclui.

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: