InícioGeralPelo menos 3 vereadores de Blumenau já foram homenageados pelo instituto investigado...

Pelo menos 3 vereadores de Blumenau já foram homenageados pelo instituto investigado por vender prêmios

Pelo menos três vereadores de Blumenau já foram premiados pelo Instituto Tiradentes, que está sendo investigado pelo Ministério Público. A denúncia partiu do Programa Fantástico, da rede Globo, neste domingo (5). A reportagem especial mostrou um esquema de venda de diplomas de mérito para vereadores e prefeitos.

A reportagem cita o Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, e a União Brasileira de Divulgação (UBD), de Pernambuco. Para comprovar que as entidades não possuem critério para entregar essas “premiações”, o repórter negociou a compra de um diploma para um jumento. Após o pagamento de R$ 1.480, o jumento Precioso (como foi apelidado) foi eleito “gestor nota 10”, classificado entre os “100 melhores prefeitos do Brasil”.

O caso já está sendo investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. De acordo com a denúncia, mediante pagamento, os políticos conseguem o título de “prefeito mais atuante” ou “vereador mais atuante”.

Ainda de acordo com as investigações, o Instituto promove seminários em conjunto com a entrega de prêmios. O Ministério Público acredita que os eventos são apenas uma desculpa para cobrar as premiações.

Pelo menos três vereadores de Blumenau já foram condecorados com os títulos desse Instituto. Marcos da Rosa (DEM), Zeca Bombeiro (SD) e o ex-vereador Beto Tribess (PMDB). Todo os três ganharam o título de “vereador mais atuante”. O número de parlamentares pode ser ainda maior. A nossa equipe não conseguiu investigar todos os títulos entregues.

O vereador Marcos da Rosa tem sido agraciado como “Vereador Mais Atuante” desde 2013. Questionado sobre as denúncias contra o Instituto, ele negou o pagamento da premiação. Mas, reconheceu que ela só é dada mediante participação no seminário, que custa em torno R$ 500. Valor que foi pago pela Câmara de Vereadores.

“Se não participar do curso eles não enviam o prêmio. Mas, é importante salientar que há outros cursos, de outros institutos, que a câmara também paga. Porque o curso é muito interessante. Com temas, por exemplo, como reforma previdenciária”, explicou o vereador.

Mas não seria imoral? Questionamos. “Eles precisam se sustentar também, né”, respondeu o parlamentar. Questionado sobres os critérios do Instituto, ele explicou: “A gente recebe uma correspondência. Eles explicam que um programa de software sorteia alguns números, eles ligam e fazem uma enquete com a população. Os mais citados são os vereadores mais atuantes”.

O vereador Zeca Bombeiro e o ex-vereador Beto Tribess não atenderam as ligações da nossa equipe de reportagem.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading