Detentos restauram móveis de escola de Indaial

PUBLICIDADE

Foto: Especial / Portal Alexandre José

A parceria entre a Prefeitura e o Presídio de Indaial tem sido um sucesso. Nesta terça-feira, 2 de agosto, os detentos irão entregar 30 mesas e carteiras para a Escola Profª Úrsula Kroeger, que foram reformadas por eles dentro da unidade prisional.

Os próprios detentos fizeram os serviços de solda, pintura e, em alguns casos, substituição das madeiras. A estimativa da prefeitura é entregar mais 170 conjuntos restaurados para outras escolas municipais.

Com o projeto, o município alcançou uma economia de 75%. Em média, cada conjunto novo sairia por R$256, com a restauração gasta-se R$66 na compra dos materiais.

Foto: Prefeitura de Indaial

“Temos vários pontos positivos com esse projeto. O primeiro, sem dúvidas, é a ressocialização do preso no mercado de trabalho. Depois temos a sustentabilidade, pois estamos reaproveitando mesas e cadeiras ao invés de descartá-las”, enfatiza o prefeito André Moser.

O trabalho faz parte de um convênio firmado há um ano entre o município e a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Em 2017, o Programa Reintegrar iniciou com a inclusão de oito apenados no setor de limpeza pública.

Devido ao bom desempenho, neste ano colocou-se em prática um segundo projeto, onde dois apenados fazem a reforma dos móveis escolares. Para cada apenado, a Prefeitura paga um salário mínimo mensal, sendo que 75% desse valor vai para o preso e 25% para o fundo penitenciário estadual.

Foto: Prefeitura de Indaial

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: