Agosto Laranja: mês de conscientização da mielomeningocele

PUBLICIDADE

Foto: Divulgação

Com a chegada deste novo mês, começa a programação do Agosto Laranja, em Blumenau. O movimento foi instituído por uma lei municipal para dar visibilidade e promover a conscientização da mielomeningocele – uma patologia que afeta um a cada 1.000 bebês nascidos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

O projeto para criação do evento é de autoria do vereador Professor Gilson (PSD), subscrita pelos vereadores Marcos da Rosa (DEM) e Alexandre Mathias (PSDB). O documento foi sancionado em 2017 e assim o mês de agosto tornou-se o símbolo de reflexão sobre a mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta.

A iniciativa é considerada uma grande conquista para a Associação de Amigos Pais e Portadores de Mielomeningocele (AAPPM) de Blumenau. A entidade, fundada há 14 anos, presta atendimento a 83 famílias, na sede localizada na Rua Dois de Setembro, 2799, no bairro Itoupava Norte, com serviços de fisioterapia, assistência social, reforço escolar, assessoria jurídica e outros.

Nesta segunda edição do Agosto Laranja, integra a programação o show nacional do cantor Marcelo Nova, da Banda Camisa de Vênus, no próximo sábado (4/8), no Moinho. Parte da renda será revertida a AAPPM. O calendário também prevê ações de conscientização e prevenção à patologia durante o Movimenta Arte e Cultura na Rua, marcado para o dia 11 deste mês.

A mielomeningocele é uma malformação congênita, que afeta os ossos da coluna e a medula espinhal – considerada a segunda maior causa de deficiência motora infantil. Assim como acontece com muitos outros problemas de saúde, esta condição parece resultar de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como histórico familiar e a deficiência de ácido fólico.

Exames de pré-natal podem ajudar no diagnóstico, embora não sejam totalmente precisos. O tratamento exige uma cirurgia de emergência até 48 horas após o nascimento. O procedimento também pode ser feito antes da criança nascer, até a 25ª semana de gestação. Mas não termina por aí. Os cuidados com o bebê devem ser contínuos, pois podem surgir complicações.

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: