Início Geral PM emite nota com orientações para Missa dos Motociclistas em Blumenau

PM emite nota com orientações para Missa dos Motociclistas em Blumenau

O comando do 10º Batalhão de Polícia Militar (PM) emitiu nesta quarta-feira (25/7) uma nota oficial contendo a metodologia de trabalho a ser empregada pela corporação na Missa dos Motociclistas, marcada para o próximo domingo, na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. O documento contém orientações importantes para quem vai participar da celebração e da procissão.

A medida foi justificada pelo crescimento no número de participantes e ocorrências registradas em edições anteriores por – segundo a nota – uma minoria de indivíduos que não entenderam o cunho religioso, tanto da missa, quanto da procissão realizada na sequência. Para a edição de 2018, a PM programou uma operação especial.

Os trabalhos foram planejados após contato com os organizadores, que tiveram que apresentar toda a documentação exigida para eventos deste porte. O comando da corporação também buscou reforços especializados e conciliou com demais organizações municipais as ações que serão desencadeadas em conjunto. O resultado foi uma Ordem Administrativa de Polícia.

Seguem as principais orientações aos participantes:

– O acesso ao pátio da Catedral São Paulo Apóstolo pelos motociclistas que queiram participar do culto ecumênico será realizado somente pelo portão da Rua 7 de Setembro.

– Não será permitido o acesso ao pátio da Catedral de veículos que estejam transportando motocicletas em carretinhas, sob qualquer hipótese, tão pouco a participação na procissão de motocicletas em desacordo com o que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – citando como exemplo motos de trilha.

– Os motociclistas que entrarem no pátio da Catedral para participação na missa deverão estacionar as motocicletas no local determinado pela equipe da organização, desembarcar do veículo, desligar os motores e dirigirem-se para a parte interna da igreja, onde será celebrado o culto. O retorno às motocicletas só deverá ocorrer após o término da celebração, para a concentração antes da procissão.

– Caso ocorra o descumprimento desta determinação, o motociclista, junto com seu veículo, será convidado a retirar-se do pátio da Catedral. Caso necessário, será solicitado o apoio da Polícia Militar para a retirada do participante.

– Quando o pátio da Catedral atingir a lotação máxima de motocicletas, os portões de acesso serão fechados pela organização, sendo permitida concentração daqueles que não conseguirem acessar na área isolada por cones na Rua 7 de Setembro. Neste local, devem permanecer desembarcados e com o motor do veículo desligado.

– A saída e concentração dos motociclistas que estiverem no pátio da Catedral, para o início da procissão, após o encerramento do culto ecumênico, deve ser feita pelo portão lateral, nas proximidades da Rua Padre Jacobs, que estará interditada, sendo que o acesso a Rua 7 de Setembro será feito pela contramão de direção.

– Espera-se comportamento ordeiro e respeitador das leis, especialmente da legislação de trânsito, por parte dos motociclistas participantes da procissão. O descumprimento das condições impostas sujeitará o participante ao que determina a legislação penal e de trânsito vigentes.

Confira na íntegra o vídeo gravado pelo comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Jefferson Schmidt:

Jamille Cardoso -
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Covid-19: Blumenau confirma 56 novos casos positivos neste domingo; 725 pessoas já foram imunizadas

Blumenau registra mais um óbito, somando agora 282 mortes em decorrência de complicações provocadas pelo novo coronavírus no município. Neste domingo (24), foi...

Detenta é encontrada morta em cela na Unidade Prisional Avançada de Ituporanga

Uma detenta, identificada como Maria Fernanda Pirolli, de 20 anos, foi encontrada morto dentro da cela na Unidade Prisional Avançada (UPA) em Ituporanga. O...

Homem é preso com maconha, pedras de crack e mais de R$ 3,3 mil em Blumenau

A Polícia Militar fazia rondas pela região do bairro Passo Manso, em Blumenau, quando abordou o suspeito. Com o homem foram encontradas oito buchas...

“Minha ficha ainda não caiu”, conta blumenauense que teve o carro esmagado por dois caminhões na BR-470

Reportagem de Júlia Vanderlinde“Minha ficha ainda não caiu sobre tudo o que aconteceu, parece que foi como se eu estivesse em um sonho”, conta...

Veículo sai da pista e capota em meio ao matagal em Gaspar

A ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros por volta das 5h da madrugada deste domingo (24). Tudo aconteceu na Rua Luiz Franzói, no...