Início Geral Centro Pop de Blumenau não será mais fechado

Centro Pop de Blumenau não será mais fechado

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) de Blumenau garantiu que vai manter aberto o Centro Pop, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. Após manifestações contrárias à decisão da administração municipal, a Prefeitura decidiu dar continuidade aos trabalhos, porém em outro endereço, na região central da cidade.

A decisão foi tomada após uma reunião com representantes do Movimento Nacional da População de Rua em Santa Catarina e do Ministério Público (MP), na tarde da última terça-feira (17/7), depois do anúncio de que as atividades no bairro Itoupava Seca seriam encerradas até o fim de julho e os serviços seriam oferecidos em outras unidades de atendimento: o Abrigo Municipal (Amblu) e os Centros de Referência em Assistência Social (Cras e Creas) dos bairros.

De acordo com o secretário responsável pela pasta, Oscar Grotmann Filho, a Prefeitura de Blumenau nunca teve a intenção de fechar definitivamente o Centro Pop. “A gente ia desativar aquele local, aquela casa, mas conversando com o MP nós chegamos a um consenso que os moradores em situação de rua iriam perder essa referência de endereço”, afirma.

Ficou definido que os atendimentos continuarão sendo realizados na Rua São Paulo, até que seja definido o novo endereço. A Semudes já tem alguns imóveis mapeados na região central do município, mas o contrato ainda não foi formalizado. Hoje, o Executivo paga cerca de R$ 4,5 mil por mês com o aluguel da casa onde funciona o Centro Pop.

Questionado se a possibilidade de levar o serviço para o centro de Blumenau poderia prejudicar o comércio, o secretário disse que não. “Não prejudica porque o nosso serviço de abordagem social vai ser muito mais rápido. Não podemos fazer isso compulsoriamente, ou seja, tirar à força, porque a pessoa tem o direito, mas nós a convencemos a ir para um lugar melhor”, explica Grotmann Filho.

Jamille Cardoso -
Jamille Cardoso é jornalista formada pela Univali (Itajaí-SC), com 15 anos de experiência na área. Atuou em assessoria de imprensa, programas de rádio, mas foi ao telejornalismo que dedicou mais tempo (12 anos no total), com passagens por emissoras afiliadas a Globo, Record e SBT. Blumenauense, mãe e repórter da Massa FM Blumenau.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Blumenau tem apenas três casos de Covid-19 registrados neste domingo

Blumenau registrou neste domingo (27) mais três casos confirmados de coronavírus, divulgou a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 12.859 pessoas já...

Arcanjo socorre homem vítima de esfaqueamento em Ilhota

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota foi acionado na tarde deste domingo (27) para socorrer um homem vítima de esfaqueamento no...

Campanha das eleições municipais começa neste domingo

A partir deste domingo (27) as Eleições Municipais 2020 entram em uma nova etapa, com o início da campanha aos cargos de prefeito,...

Média de mortes por Covid-19 no Brasil cai 10,35% em uma semana

A média diária de mortes por Covid-19, de acordo com a média móvel de sete dias, no Brasil chegou a 687,86 casos na...

Identificado homem que foi assassinado por reclamar de fezes de cachorro em Blumenau

Foi identificado como Luiz Carlos Ruppenthal, de 44 anos, o homem que foi assassinado com um tiro na cabeça após reclamar das...