PM emite nota com orientações para Missa dos Motociclistas em Blumenau

PUBLICIDADE

Foto: Blog do Jaime

O comando do 10º Batalhão de Polícia Militar (PM) emitiu nesta quarta-feira (25/7) uma nota oficial contendo a metodologia de trabalho a ser empregada pela corporação na Missa dos Motociclistas, marcada para o próximo domingo, na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. O documento contém orientações importantes para quem vai participar da celebração e da procissão.

A medida foi justificada pelo crescimento no número de participantes e ocorrências registradas em edições anteriores por – segundo a nota – uma minoria de indivíduos que não entenderam o cunho religioso, tanto da missa, quanto da procissão realizada na sequência. Para a edição de 2018, a PM programou uma operação especial.

Os trabalhos foram planejados após contato com os organizadores, que tiveram que apresentar toda a documentação exigida para eventos deste porte. O comando da corporação também buscou reforços especializados e conciliou com demais organizações municipais as ações que serão desencadeadas em conjunto. O resultado foi uma Ordem Administrativa de Polícia.

Seguem as principais orientações aos participantes:

– O acesso ao pátio da Catedral São Paulo Apóstolo pelos motociclistas que queiram participar do culto ecumênico será realizado somente pelo portão da Rua 7 de Setembro.

– Não será permitido o acesso ao pátio da Catedral de veículos que estejam transportando motocicletas em carretinhas, sob qualquer hipótese, tão pouco a participação na procissão de motocicletas em desacordo com o que dispõe o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – citando como exemplo motos de trilha.

– Os motociclistas que entrarem no pátio da Catedral para participação na missa deverão estacionar as motocicletas no local determinado pela equipe da organização, desembarcar do veículo, desligar os motores e dirigirem-se para a parte interna da igreja, onde será celebrado o culto. O retorno às motocicletas só deverá ocorrer após o término da celebração, para a concentração antes da procissão.

– Caso ocorra o descumprimento desta determinação, o motociclista, junto com seu veículo, será convidado a retirar-se do pátio da Catedral. Caso necessário, será solicitado o apoio da Polícia Militar para a retirada do participante.

– Quando o pátio da Catedral atingir a lotação máxima de motocicletas, os portões de acesso serão fechados pela organização, sendo permitida concentração daqueles que não conseguirem acessar na área isolada por cones na Rua 7 de Setembro. Neste local, devem permanecer desembarcados e com o motor do veículo desligado.

– A saída e concentração dos motociclistas que estiverem no pátio da Catedral, para o início da procissão, após o encerramento do culto ecumênico, deve ser feita pelo portão lateral, nas proximidades da Rua Padre Jacobs, que estará interditada, sendo que o acesso a Rua 7 de Setembro será feito pela contramão de direção.

– Espera-se comportamento ordeiro e respeitador das leis, especialmente da legislação de trânsito, por parte dos motociclistas participantes da procissão. O descumprimento das condições impostas sujeitará o participante ao que determina a legislação penal e de trânsito vigentes.

Confira na íntegra o vídeo gravado pelo comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Jefferson Schmidt:

PUBLICIDADE

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: