InícioGeralConta de luz ficará mais cara a partir de agosto

Conta de luz ficará mais cara a partir de agosto

O morador de Santa Catarina deve se preparar para mais um aumento de tarifa. Desta vez, é da energia elétrica. A Celesc anunciou para o dia 22 de agosto o reajuste anual da concessionária. O valor do aumento ainda não está definido, mas deve ficar entre 10% e 13%. Em 2017, o acréscimo foi de 7,8% na conta de luz.

De acordo com o gerente regional da Celesc em Blumenau, Claudio Varella, essa revisão precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), levando em conta vários fatores, como a falta de chuvas, que provoca redução no nível dos reservatórios do país, e o custo que a concessionária tem para manter o sistema.

Em julho, está em vigor a bandeira vermelha no patamar dois, pelo segundo mês seguido – a mais cara de todas. O cliente paga R$ 5,00 a cada 100 quilowatts/hora consumidos. O sistema foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica e ajudar os brasileiros a usarem de forma mais eficiente, sem desperdícios.

A ANEEL publica em seu site (http://www.aneel.gov.br/bandeiras-tarifarias) todas as informações sobre o acionamento mensal das bandeiras, incluindo relatórios, memórias de cálculo, despachos e notas explicativas. A página também traz dicas de economia com chuveiro elétrico, ar condicionado, geladeira, iluminação, ferro de passar e outros aparelhos eletrônicos.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading